domingo, 10 de outubro de 2010

Experimentos de ciências 2

                                                             Imagem retirada  do google
Tem água na batata?
Objetivo desta experiência é criar condições para que os alunos:

Ampliem seus conhecimentos sobre a presença de água nos alimentos;
Formulem e comprovem hipóteses sobre a presença na batata crua e no pão;
Iniciem a compreensão de procedimentos científicos para a verificação e o desenvolvimento da atitude investigativa ;

Material

Faca
Sal
Folha de papel-toalha
Prato de plástico
batata

Atividade

Inicialmente vamos fazer uma discussão sobre a existência de água nos alimentos e, em especial, nesse que vamos observar.
Antes de iniciar a experiência seria interessante, mostrar aos alunos que em ciência é importante testar hipóteses, experimentar, criar procedimentos científicos. Não basta dizer eu acho, ou isso é assim e pronto. È preciso ensinar o aluno a justificar seu ponto de vista, explicar por que pensa desse jeito ou do outro.

1º corte uma batata crua ao meio.

2º pressione o papel toalha sobre a batata. É provável que ele fique úmido e isso já será uma comprovação da existência da água.

3º Diga aos alunos que o sal permitirá quanta água ainda existe na batata.

4º Faça uma cavidade no meio da batata e bote o sal nessa cavidade de modo a preenchê-la .

Os alunos perceberão que a cavidade ficará cheia de água e que a batata se torna mais fina e murcha

5º Retomada das perguntas iniciais e confirmação das hipóteses .

Temas relacionados

●a presença da água em alimentos industrializados e in natura.
● cada tipo de alimento possui uma certa quantidade de água.
● a alta porcentagem de água nos alimentos faz com que os alimentos estraguem – água e conservação dos alimentos -. Falar sobre a desidratação de certos alimentos. Como, por exemplo, o leite em pó.
● Porque o sal retira água da batata. Mostrar que esse processo de salga é utilizado para

Como se faz um vulcão?

Material:
placa de madeira, lata pequena cilíndrica e barro
pedras, paus, folhas secas e areia
vinagre, corante vermelho e bicarbonato de sódio

Um vulcão em erupção
Certamente você já sabe o que é um vulcão. E até já deve ter visto o fogo a sair da boca de um vulcão num livro ou na televisão. Dizemos que um vulcão está em erupção quando da sua boca saem gases, cinzas ou lava, um líquido espesso e muito quente que, ao arrefecer, se transforma nas rochas que cobrem o vulcão. À medida que estas rochas se acumulam, o vulcão fica com a forma de um monte, tendo no cimo a boca ou cratera. Mas também há vulcões estão ``adormecidos'', isto é, não estão em erupção.
No interior da Terra as rochas estão líquidas e muito quentes. Estes líquidos fazem uma grande força sobre a superfície. Sempre que encontram um buraco saem. Assim aparecem os vulcões. Por vezes a lava sai com tanta força que parte é atirada ao ar e outra parte escorre ao longo do vulcão.
É fácil fazer um modelo de vulcão e perceber como a lava desce.

Material: uma lata, barro, uma placa de madeira, vinagre tinto e bicarbonato de sódio; podes usar pedras, paus e folhas do quintal para enfeitares o vulcão.
Comece por colocar a lata virada para cima no centro da placa de madeira. Aplique barro à volta da lata dando ao barro a forma de um vulcão: largo em baixo e estreito em cima, com a largura da lata. A lata deve ficar bem escondida, mas deixa a abertura destapada. Enfeite a encosta do teu vulcão com as pedras, paus e folhas, que apanhaste no quintal. Deixe secar durante vários dias. Não o coloque ao Sol senão pode estalar! Quando estiver seco está pronto...

Vamos agora ver como funciona o vulcão. Coloque lá dentro o vinagre. Se o vinagre for branco acrescenta-lhe umas gotas de corante vermelho. Junte bicarbonato de sódio.

O que observa? Não acha que o teu modelo parece mesmo um vulcão verdadeiro? Como saiu a lava? Saiu por todos os lados ou escolheu um certo caminho?

Vai colocando mais vinagre e mais bicarbonato de sódio... se quiseres que o teu vulcão esteja em erupção. Quando junta o bicarbonato de sódio ao vinagre liberta-se um gás que sai da lata arrastando consigo o vinagre, tal qual numa erupção. Viva! O vulcão entrou em erupção!


Objetivos

- Reconhecimento que o ambiente é constituído de imensa variedade de materiais.
- Percepção de algumas propriedades gerais da matéria através das suas experiências cotidianas

A absorção da água pelos vegetais

Passo-a-passo
Utilizando flores brancas, água e corante vermelho, os alunos podem realizar uma experiência para observar as estruturas vegetais envolvidas no transporte da água para as diversas partes da planta.
Depois de algum tempo imersas na solução, as flores brancas adquirirão uma coloração avermelhada, evidenciando o transporte através do caule.
A clorofila
Passo-a-passo
Os alunos colocam folhas de vegetais de diferentes formas, cores e tamanhos em recipientes e esmagam as folhas com o auxílio de uma espátula.
Depois, adicionam álcool em cada recipiente, passando seu conteúdo para os frascos próprios.
Ao final, todos podem perceber a clorofila presente nas folhas dos vegetais observando a cor deixada no álcool.


O Óleo e a Água se misturam?

Passo-a-passo
Os alunos colocam um pouco de água e de óleo de cozinha num pote transparente.
Fecham com tampa e agitam bem o pote;
O que acontecerá? Quando abaixarem o pote, o óleo e a água vão se separar em duas camadas.
Logo depois, orientar que acrescentem umas gotas de detergente e agitem o pote novamente.
O que acontecerá? Produzirá uma mistura turva.
Porque acontece: O sabão do detergente divide o óleo em pequenas gotas, que flutuam na água, fazendo-a parecer turva. É assim que o detergente ajuda a remover a gordura de pratos e panelas.
Curiosidade: Para manterem suas penas impermeáveis, os pássaros espalham sobre elas um óleo produzido por uma glândula especial.
Após a experiência é fundamental o debate sobre a mesma e o registro individual do aluno.


Copo cheio de cabeça para baixo não derruba água

Passo-a-passo
Encha um copo com água até a borda e coloque sobre ele um pedaço de papel. de modo que o papel grude nas bordas do copo. Observe também que entre o papel e a água não fique nenhuma bolha de ar. Firme o papel com a palma da mão e vire o copo de boca para baixo com a mão segurando o papel. Retire, devagar, a mão debaixo do papel. A água contida no copo não cai. Por que o cartão permanece no lugar? Incline o copo para os lados e observe se a tampa continua presa. A pressão atmosférica no papel é maior que a força exercida pela água.

Existe ar no copo?



Material necessário:

1 vela média.

1 copo de vidro.

1 fósforo.

1 pires.

Procedimentos:

1) Acenda a vela e deixe escorrer um pouco de cera no pires. "Cole" a vela na cera.

2) Com a vela acesa, coloque o copo de vidro com a boca virada para baixo e observe.

O que acontecerá...

- Em pouco tempo, a vela irá se apagar totalmente. Isso ocorre pois o oxigênio que está dentro do copo se acaba, logo pode-se concluir que o fogo é alimentado pelo oxigênio.

Conteúdos que poderão ser trabalhados em sala de aula:

- O ar existe?

- Por que a vela se apagou?

- O que é combustão?

- Que condições são necessárias para que haja a combustão?

- Combustão: combutível e comburente.

- O ar que existia inicialmente é o mesmo de agora?
Observações: Essa é uma atividade que exige cuidado! A criança deve ser bem orientada e é uma ótima atividade para ser realaizada com o 5º ano (antiga 4ª série).

Terrário de Fungos


Material necessário:
1 recipiente limpo (como pote de maionese de vidro ou plástico).
Fita adesiva.
Água.
Restos de alimentos como pão, frutas, legumes, verduras, biscoistos etc.
Caderninho e lápis para anotação.
Procedimentos:
1) Cortar os alimentos em pedaços que caibam dentro do recipiente.
2) Mergulhe todos os alimentos dentro d'água.
3) Arrume os alimentos dentro do recipiente de forma que fiquem próximos, mas não empilhados.
4) Todos os dias, os alunos devem observar seus terrários e fazer anotações sobre como estão ficando a aparência de seus alimentos.
O que acontecerá...
- Em alguns dias os alimentos começarão a apodrecer e ficar realmente nojentos! Os alunos irão observar os diversos tipos de fungos que aparecerão.
Conteúdos que poderão ser trabalhados em sala de aula:
- Os fungos.
- Tipos de fungos.
- Nem todos os fungos são comestíveis.
- Alimentação: cuidado com o prazo de validade!
Observações: Ao final da atividade, os alunos terão anotações interessantes sobre os fungos. É interessante que eles falem sobre suas anotações. Oriente-os a não abrir os recipientes pois o odor será terrível! O 4º e 5º anos (antigas3ª e 4ª séries) acharão a experiência bem interessante!

A flor colorida
Material necessário:
Rosas brancas ou cravos brancos (cravos ficam coloridos mais rápido).

Corante azul ou vermelho.

Copos de vidro.

Água.
Procedimentos:

1) Coloque a água no copo om bastante corante.

2) Com cuidado, corte o caule das flores para que fiquem com aproximadamente 10 centímetros.

3) Coloque as flores no copo e observe.

O que acontecerá...

- As pétalas ficarão com a coloração diferenciada, aguarde um pouco mais e a flor ficará totalmente pigmentada com a cor escolhida.

Conteúdos que poderão ser trabalhados em sala de aula:

- As plantas.

- Como as plantas se alimentam?

- Como as pétalas mudam de cor?

Material retirado do blog   Ensino das Ciências Naturais IAVM

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